Florence Nightingale (1820 – 1910): considerada a “fundadora da Enfermagem moderna”. Em seu trabalho na Guerra da Crimeia, Florence reportou as péssimas condições sanitárias em que os soldados feridos se encontravam. O governo britânico, dando importância a esses relatórios, criou a Comissão Sanitária, e implementou as ideias de Florence no cuidado aos doentes, reduzindo a mortalidade de 42% para 2% nesses hospitais. 

 

                

Florence Nightingale: "A Enfermagem é uma arte; (...) Pois, o que é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus?”

 

Helen Brooke Taussig (1898 – 1986): cardiologista, fundadora da especialidade “Cardiologia pediátrica” e primeira mulher a presidir a American Heart Association. Deu imensa contribuição na cirurgia de Blalock-Thomas-Taussig (ou apenas Blalock-Taussig, BT) que transfere sangue da artéria pulmonar para a aorta em pacientes com Tetralogia de Fallot.


 

Helen Taussig. Fundadora da Cardiologia Pediátrica.


Virginia Apgar (1909 - 1974): Esta mulher lhe deu uma nota de 0 a 10 no seu primeiro e no quinto minuto de vida e você nem sabe. Num dos trabalhos baseados em evidência mais clássicos da história da Medicina, Apgar criou uma graduação da vitalidade de bebês recém-nascidos, que deve ser realizada pelo médico ao primeiro e ao quinto minuto de vida. Virginia Apgar é a fundadora da Neonatologia moderna.

 


Virginia Apgar. "As mulheres são livres no momento em que saem do ventre."

 

É inspirado pela história dessas três incríveis mulheres que parabenizo a todas as competentes e dedicadas mulheres pelo seu dia.